Num ambiente empresarial marcado pela competição acirrada e por consumidores cada dia mais informados e exigentes, ter informação confiável sobre o mercado constitui-se em fator indutor do sucesso e da diminuição dos riscos que qualquer decisão implica.
É praticamente impossível listar todos os tipos de variantes da pesquisa de mercado, e os benefícios elas podem trazer aos empresários. Veja alguns exemplos:
– Pesquisa para medir a participação de mercado de um produto, serviço ou empresa;
– Pesquisa para analisar a viabilidade econômica de um futuro empreendimento ou de um novo produto ou serviço;
– Pesquisa para medir a imagem percebida da marca e dos concorrentes;
– Pesquisa sobre produtos, com marcas explicitadas, ou pelo processo “blind test” (“teste cego”), em que o consumidor não sabe a marca do produto que está testando;
– Top of Mind (as marcas mais lembradas);
– Pesquisa de Hábitos de Consumo e Atitudes;
– Dentre inúmeras outras possibilidades.
Lembre-se: sem informação não se chega a lugar nenhum.